A Aventura das emoções das crianças

Oficinas de Arte-Terapia para

Pais e Educadores

 

Terças, 10 e 17 e 24 Setembro 2019

19h às 22h

Local: SPAT

 

Ficha de Inscrição

 

 

DESTINATÁRIOS

Este Programa é especialmente dirigidos aos pais, aos avós ou outros familiares de crianças com idades entre os 5 e os 10 anos. Esta é uma fase da infância que implica um conjunto de mudanças afetivas, relacionais e escolares, com influência na estabilidade emocional das crianças.

 

Podem também participar no Programa profissionais e estudantes das áreas de Ensino (Educadores de Infância e Professores), Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Educação, Medicina, Animação Cultural, interessados em saber mais sobre a temática do Programa.

 

Para participar no Programa não precisa ter qualquer conhecimento ou habilidade na área das artes pois o que se enfoca são as aprendizagens e o vivenciado pela prática. Em Arte-Terapia não interessa tanto a obra criada, mas sim o que é vivido, experienciado e partilhado. Parte-se do princípio de que os participantes terão na sua motivação vontade de crescimento pessoal e anseio por novos saberes e conhecimentos, cabendo-lhes um papel ativo na reflexão de grupo.

 

 

APRESENTAÇÃO

É importante que os pais e cuidadores estejam atentos e disponíveis para os sentimentos da criança. Mas é também importante que este Programa sirva para que o adulto reflita sobre as suas próprias emoções, de forma a conseguir gerir como se sente na relação com a criança.

 

Pretende-se salientar a importância da arte e do brincar criativo usando técnicas e materiais artísticos, como forma de ajudar a criança a libertar a sua criatividade e poder contactar com as suas emoções e sentimentos de forma lúdica e espontânea.

 

O conjunto de seis Oficinas de Arte-Terapia que constituem o Programa “A Aventura das Emoções da criança” pretendem desafiar famílias e educadores a aventurar-se numa viagem de descoberta das emoções da criança através da arte.

 

Os adultos que lidam com a criança devem ter um papel ativo no sentido de ajudá-la a lidar e reconhecer as suas emoções e as dos outros. Ao ser estimulada a criatividade na expressão emocional em família, na escola ou em contexto institucional, são promovidos comportamentos saudáveis, determinantes para o crescimento psíquico e afetivo da criança.

 

 

METODOLOGIA

Através da metodologia própria à Arte-terapia, pela proposta de atividades artísticas e criativas pretende-se que o adulto consiga:

– Ajudar a criança a tomar consciência das suas emoções e sentimentos, aprendendo a identificá-los, nomeá-los e diferenciá-los.

– Estimular a criança a comunicar sobre o que está a sentir.

– Reforçar na criança a capacidade para regular e vivenciar tanto as emoções negativas (desagradáveis) como as emoções positivas (agradáveis).

– Estimular o brincar criativo e espontâneo criando momentos de qualidade em família, determinantes para o desenvolvimento emocional da criança e da família.

 

 

ESTRUTURA DO PROGRAMA

Realização de Oficinas de Arte-Terapia, às Terças-feiras, das 19h às 22h.

Nº de horas por sessão: 3h

Nº de horas total: 9h

 

 

CALENDARIZAÇÃO

21 de maio de 2019 |

19h às 20h 30m – Oficina “Apetece-me chorar” (Tristeza)

20h 30m às 22h – Oficina “Estou Zangado” (Raiva)

 

28 de maio de 2019 |

19h às 20h 30m – Oficina “Estou escondido” (Vergonha)

20h 30m às 22h – Oficina “Acende a luz” (Medo)

 

4 de junho de 2019 |

19h às 20h 30m – Oficina “Gosto de ti” (Amor)

20h 30m às 22h – Oficina “Ri-te” (Alegria)

 

N.º mínimo de participantes: 10 

N.º máximo de participantes: 15

 

Devem usar roupas confortáveis nas sessões.

 

 

PREÇO

€ 50,00/ POR PARTICIPANTE (preço único)

 

Pagamento:
Transferência bancária
Nib: 003501970001809983027

Enviar o comprovativo de transferência para o email: spat.pt@gmail.com

A inscrição só é válida mediante o envio do comprovativo.
Não se efetua devoluções em caso de desistência.

 

Ficha de inscrição

 

FACILITADORA |Teresa Vaz

 

Formação | Licenciatura de Sociologia pela UAL, Lisboa |CAP/ CCP de Formadora, pelo IEFP | Arte-Terapeuta e Arte-Psicoterapeuta, pela SPAT | Membro da Sociedade Portuguesa de Arteterapia.

 

Alguns dados profissionais |Coordenação e gestão de Projetos de Intervenção Comunitária dirigidos a crianças e jovens em risco, famílias e idosos |Coordenação de Grupo de Jovens Voluntários |Equipa técnica de Gabinete de Apoio ao Jovem | Desenvolveu grupo terapêutico em Arte-terapia, num Centro de Reabilitação Psicossocial em Lisboa, dirigido a pessoas com doença mental (Psicoses Esquizofrénicas) |Desenvolveu grupo terapêutico em Arte-terapia com mulheres idosas em contexto comunitário, Lisboa |Realizou acompanhamento de Arte-terapia individual no domicílio de Idosos, Projeto VisitARTE, Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa | Prática clínica privada supervisionada, de Arte-Psicoterapia com adultos | Formadora de Workshops e cursos de Arte-terapia dirigidos a crianças e adultos | Diretora do Gabinete de Desenvolvimento Social da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa.

 

 

CERTIFICADO*

Os participantes terão acesso a um Certificado de participação no Programa “A Aventura das emoções das crianças”- OFICINAS DE ARTE-TERAPIA PARA PAIS E EDUCADORES, pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (desde que frequentem 90% do Programa).

 

*Este Programa de Arte-Terapia não inclui manual de formação. Não habilita à prática da Arte-Terapia. Potenciará o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, no sentido de despertar particularidades criativas na relação e no trabalho com as crianças. Para habilitar à prática de Arte-Terapia este curso precisa de ser complementado com a formação de Arte-Terapeutas da SPAT.

 

 

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)