CONGRESSO 2017

18º CONGRESSO PORTUGUÊS DE ARTE-TERAPIA | PSICOTERAPIA

4º Congresso Internacional de Arte-Terapia | Psicoterapia

18º Portuguese Congress of Art Therapy | Psychotherapy
4º International Congress of Art Therapy | Psychotherapy

 

Arte & Ciência

Art & Science

 

21 e 22 Outubro 2017 . Lisboa

21 and 22 October 2017 . Lisbon

 

Destinatários Todos os profissionais e público em geral interessados na Arte-Terapia/Psicoterapia

Recipients All professionals and general public interested in Art-Therapy/Psychotherapy

 

 

Tendo chegado aos vinte anos de existência a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia pretende celebrar duplamente. Por um lado, todo o trabalho realizado ao longo do percurso evolutivo, que encorpou a SPAT de experiência científica, tendo em conta os constructos técnicos e teóricos desenvolvidos, através dos milhares de horas de intervenções clínicas e institucionais realizadas. Por outro, as tantas vivências artísticas criativas afetivas que foram experimentadas a nível pessoal e na relação entre colegas, formandos e formadores.

 

Esta dupla celebração é própria ao cerne da Arte-Terapia/Psicoterapia onde é alcançada uma síntese harmoniosa, ao conciliar-se o campo das artes, enquanto experiência humana, com o campo da psicoterapia, enquanto ciência.

 

Assim, a arte é enfocada enquanto ciência, colocada ao serviço do tratamento das pessoas afetas de perturbações mentais ou das pessoas interessadas na progressão da perspetiva criativa acerca de si mesmas. O que de um ponto de vista clássico parecem paradigmas inconciliáveis, deste modo, formam um novo paradigma, onde a ciência enquanto arte permite tornar compreensível e operacional a arte, e a arte enquanto ciência ganha um valor de gnose ou conhecimento.

 

A vivência artística, tendo em conta a sua dimensão criativa, tem sido sujeita a inúmeros estudos científicos, nomeadamente dos pontos de vista da psicologia, da sociologia e da antropologia, entre outras ciências.

 

Em particular no campo das neurociências têm surgido trabalhos muito interessantes permitindo clarificar que apetências possui o cérebro humano para criar, configurar e tornar possível a manifestação artística. Este será um dos campos prioritários que se pretende trazer a debate neste Congresso, uma vez que permite confirmar e credibilizar a eficácia da Arte-Terapia/Psicoterapia enquanto método de tratamento psíquico.

Neste registo propicia-se a implementação de um paradigma científico com características específicas, que propicia as indicações e a efetividade dos tratamentos ou programas de desenvolvimento. Tal implica um gradiente simultâneo artístico e científico cujo modus operandi engloba áreas como o Aparelho Criativo, as Funções Terapêuticas da Arte e as Potencialidades Terapêuticas dos Recursos Técnicos Artísticos.

 

Assim, com este Congresso pretende-se abrir oportunidades de reflexão em torno de áreas como:

 

– Arte, criatividade e neurociências

 

– Criatividade, arte e desenvolvimento

 

– Arte-Terapia e investigação empírica

 

– Arte-Psicoterapia e investigação clínica

 

– Fundamentos científicos da Arte-Terapia/Psicoterapia

 

– Epistemologia das artes

 

– Arte: mito ou ciência humana

 

– Psicologia das artes

 

 

 

 

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)