Ações de Formação em Arte-Terapia

 

 

Pós-Graduação, Workshops, Cursos e Seminários
para realização em outras localidades e em instituições diversas

OS CURSOS PODEM SER AJUSTADOS CONSOANTE AS
NECESSIDADES DA SUA INSTITUIÇÃO E DOS PÚBLICOS ALVO

ORGANIZE UM GRUPO DE FORMAÇÃO NA SUA INSTITUIÇÃO,
OU SOLICITE O MESMO NAS NOSSAS INSTALAÇÕES.

Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com
o objetivo de descobrir o que não sabemos.
George Kneller

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-TERAPIA – 200 horas

 

 

Direcionada para Estabelecimentos Universitários. A Pós-Graduação em Arte-Terapia é vocacionada para a aprendizagem do Modelo Português de Intervenção em Arte-Terapia – Modelo Polimórfico. Compreende o Bloco Teórico-Prático da formação de Arte-Terapeutas (Nível I) da SPAT. Fornece um amplo leque de conhecimentos sobre a técnica da Arte-Terapia através de metodologias práticas e teóricas.

 

 

Objetivos

 


• Promover a aquisição de conhecimentos teóricos fundamentais do Modelo Polimórfico de Arte-Terapia.
• Estimular o desenvolvimento do auto-conhecimento, do imaginário e da criatividade através das Artes Integradas.

Destinatários
Profissionais e estudantes (com Licenciatura) das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

CURSO DE INTRODUÇÃO À ARTE –TERAPIA – até 45 horas

 

 

Objetivos

 


Pretende-se com este curso proporcionar a aquisição de conhecimentos genéricos sobre a Arte-Terapia, os Mediadores Artísticos/Recursos Técnicos e também sobre os diferentes níveis de intervenção, adaptados a várias populações e contextos terapêuticos, nomeadamente settings institucionais e psicoterapêuticos.

 

 

Metodologia

 


O curso tem duas componentes complementares: teórica e vivencial. Deste modo os formandos têm oportunidade de experimentar diferentes recursos técnicos artísticos, veiculados teoricamente e vivenciarem as suas potencialidades, desenvolvendo a sua própria criatividade.

 

 

Destinatários

 


Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

Duração

 


Opção 1 – Completo: 45h

 

 

Opção 2 – Por Módulos:
Módulo I – Introdução à Arte-Terapia: 15h
Módulo II – Potencialidades Criativas e Terapêuticas dos Mediadores Artísticos (recursos técnicos) em Arte-Terapia: 12h
Módulo III – Especificidades da Intervenção em Arte-Terapia/ Psicoterapia em diferentes settings institucionais/psicoterapêuticos: 18h

 

 

CURSO DE CRIATIVIDADE E ARTE-TERAPIA – 50 horas

 

 

Objetivos
• Promover a aquisição de conhecimentos gerais sobre a Criatividade e o Processo Criativo em Arte-Terapia.
• Desenvolver a criatividade, o imaginário e a capacidade de expressão simbólica através do uso de diferentes mediadores artísticos.
• Facilitar a aquisição de competências na aplicação dos mediadores artísticos em diferentes contextos institucionais, tendo em conta as suas potencialidades criativas e terapêuticas.

 

 

Metodologia
Exposições teórico-práticas num ambiente de forte participação ativa dos formandos (método expositivo, interrogativo e vivencial).

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

Duração — 50h
Módulo I – Introdução à Arte-Terapia: 8h
Módulo II – A Criatividade e o Processo Criativo: 12h
Módulo III – Os Mediadores Artísticos, Potencialidades Criativas, Terapêuticas e Aplicações institucionais: 30h

 

 

CURSO DE ARTES TERAPIAS — 60 horas

 

 

Este Curso tem uma vocação essencialmente prática, com suporte teórico. Deste modo pretende-se fornecer aos formandos as competências técnicas fundamentais que parametrizam e diferenciam as intervenções das Terapias Criativas ou Artes Terapias.

O Curso foca-se em diferentes tipos de linguagens criativas próprias a diversas formas de arte, privilegiando-se uma perspetiva integradora. É proposta uma metodologia ativa de forma a permitir que os formandos contactem, ensaiem e interiorizem o registo criativo próprio de diferentes mediadores e procedimentos técnicos.

 

 

Objetivos
• Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e as dinâmicas próprias das técnicas criativas de terapia.
• Experimentar e vivenciar as dinâmicas criativas através das várias formas de expressão artística.
• Apreender conhecimentos sobre as particularidades dos ateliers com diversos mediadores.
• Adquirir conhecimentos relativamente à integração dos mediadores em Arte-Terapia.

 

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

Duração: 60h
Modulo I – Introdução às Terapias Criativas: 15 horas
Módulo II – Técnicas criativas nas intervenções terapêuticas: 15 horas
Módulo III – A organização de Ateliers em Arte-Terapia: 15 horas
Módulo IV – A integração dos mediadores nas Artes-Terapias: artes visuais, expressão musical, expressão corporal, expressão dramática, expressão escrita e histórias: 15 horas

 

CURSO DE ARTES E JOGOS EM EDUCAÇÃO E TERAPIA – 24 horas

 

Com a metáfora da Branca de Neve propõe-se o brincar. Vislumbram-se possíveis funções de prevenção para esse brincar. Brinca-se. Faz-se. Percebe-se. Utilizando um vasto leque de materiais e recursos técnicos arte-terapêuticos, facilita-se a criação de um espaço para a reflexão, ordenação e sistematização do processo educativo.

 

 

Objetivo
• Fornecer conhecimentos técnicos sobre aplicações pedagógicas em prevenção primária, aplicando estratégias arte-terapêuticas.

Metodologia
A formação é focada numa componente essencialmente prática e de experimentação, que se organizará de um modo lúdico, favorecendo o desenvolvimento criativo do indivíduo com um todo.

Destinatários
Educadores, Professores, Monitores, Auxiliares de Educação, Animadores, Psicólogos, e todos os profissionais da área da Infância e Juventude.

 

 

CURSO DE ARTE-TERAPIA PARA EDUCADORES E PROFESSORES – 14 horas
Zanga e Birra

 

 

Porque a criança não faz birras porque lhe apetece, não se zanga porque quer, vamos pensar, sentir e refletir sobre birras e zangas e adquirir competências teórico/práticas das potencialidades das diferentes técnicas criativas e mediadores artísticos utilizados em Arte-Terapia com crianças.

 

 

Objetivos

 


• Desenvolver conhecimentos teóricos básicos sobre uso das diferentes técnicas artísticas em Arte-Terapia com crianças.
• Criar estórias, explorar o conteúdo das estórias e dar-lhe significado pessoal.
• Desenvolver a estimulação sensorial, a criatividade e refletir sobre a experiência.
• Explorar as potencialidades expressivas da palavra numa partilha de grupo. Integrar a expressão plástica.
• Adquirir conhecimentos sobre as fases do Desenvolvimento do Desenho Infantil.
• Explorar as potencialidades da construção de marionetas partindo da representação pessoal.

 

 

Destinatários

 


Educadores, Professores, Monitores, Auxiliares de Educação, Psicólogos, e todos os profissionais da área da Infância e Juventude.

 

 

CURSO DE ARTE-TERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 12 ou 24 horas

 

 

Uma das formas mais eficientes de promover a saúde emocional das crianças e jovens é proporcionar-lhes meios para criar. Pelo facto de que nem sempre as crianças e jovens têm acesso a uma capacidade de elaboração complexa que lhes permita exprimir-se verbalmente de forma clara, a Arte-Terapia, poderá fornecer-lhes os instrumentos necessários para exprimir os seus sentimentos e emoções num ambiente seguro e contentor.

 

 

Objetivos
• Possibilitar aos participantes a aquisição de conhecimentos elementares da teoria e da técnica de intervenção em Arte-Terapia com crianças e adolescentes, como também, levá-los a reconhecer as suas fases e os seus processos.
• Por outro lado, exercer uma ação de sensibilização sobre a utilização das artes em contextos terapêuticos infanto-juvenis através da vivência do fenómeno estético e criativo em contexto grupal.
• Promover e incentivar o desenvolvimento de projetos de intervenção com Arte.

 

 

Destinatários
Educadores, Professores, Monitores, Auxiliares de Educação, Animadores, Psicólogos, e todos os profissionais da área da Infância e Juventude.

 

 

CURSO DE ARTE-TERAPIA COM IDOSOS – 24 horas
Criatividade e Envelhecimento Ativo

O uso de técnicas criativas, possibilita à pessoa idosa expressar-se de forma criativa, num processo de integração emocional, cognitiva e social, ajudando-a a descobrir ou redescobrir-se a si própria, o que desencadeia um processo de valorização pessoal, de melhoria da sua autoestima, e o alcance de uma melhor qualidade de vida.

 

 

 
• Possibilitar aos participantes a aquisição de conhecimentos genéricos da teoria e da técnica de intervenção em Arte-Terapia com Idosos.
• Promover a reflexão sobre a utilização das artes na intervenção com a população idosa, em contextos lúdico-terapêuticos, através da vivência do fenómeno estético e criativo em contexto grupal.
• Desenvolver estratégias que promovam a criatividade das pessoas idosas com impacto na melhoria da sua qualidade de vida e, num envelhecimento ativo.

 

 

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

CURSO DE EXPRESSÃO MUSICAL EM EDUCAÇÃO E TERAPIA – 8h ou 16 horas

 

 

A nossa primeira forma de expressão, bem como a primeira forma de entender o mundo externo, é através do som. Assim, a música, seja ela a melodia, o ruído ou simplesmente o ritmo, fazem parte de nós próprios e do nosso mundo, e através dela podemos expressar e comunicar sentimentos e emoções tão enraizados e profundos que por vezes nem conhecemos palavras para os definir…

 

 

Objetivos

 


• Promover a aquisição de conhecimentos sobre as especificidades e potencialidades da expressão musical em Arte Terapia.
• Contextualizar a integração da Música na prática terapêutica, em hospitais, clínicas e instituições diversas.
• Contextualizar a integração da Música na prática educacional, como em escolas, lares e centros de acolhimento.
• Experimentar e vivenciar as potencialidades criativas e terapêuticas da expressão musical.

 

 

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

CURSO DE EXPRESSÃO CORPORAL EM EDUCAÇÃO E TERAPIA – 8h ou 16 horas

 

 

Corpo e mente manifestam-se indissociavelmente: a nossa psique encontra-se registada no corpo em tempos muito precoces, constituindo assim o Self Corporal. Por conseguinte, torna-se imperativo o estabelecimento de uma relação unificada e integrativa entre corpo e mente, entre fantasia e realidade, e na manifestação das dualidades intrínsecas ao ser humano, na preservação de um equilíbrio interior unificador.

 

 

As Técnicas Psicocorporais possibilitam a oportunidade de vivenciar experiências diversas, as quais permitem aceder à tomada de consciência, transportando o conflito emocional subjetivo para uma forma física objetiva, onde possa ser percebido e manuseado construtivamente. O uso de cada aspeto do movimento reveste-se de extrema importância dado o incremento da habilidade do indivíduo para se adaptar adequadamente ao seu meio e para se experienciar como um ser humano total.

 

 

Objetivos
• Promover a aquisição de conhecimentos sobre as potencialidades criativas e terapêuticas da expressão corporal em Arte Terapia.
• Explorar as especificidades da intervenção com recurso à expressão corporal em diferentes settings institucionais e terapêuticos e com diferentes grupos populacionais.
• Experimentar e vivenciar as potencialidades criativas e terapêuticas da expressão corporal.

 

 

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

CURSO DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA EM EDUCAÇÃO E TERAPIA – 8h, 16h ou 24 horas
Dramatização, Máscaras e Marionetas

 

 

A arte dramática afasta os símbolos úteis e põe fim ao que mascara a realidade para nos pôr frente a frente com a própria realidade mais profunda que nos está vedada, incluindo os sentimentos mais intensos. (Bergson, 1924)

 

 

Objetivos
• Promover a aquisição de conhecimentos teóricos e técnicos sobre a utilização terapêutica e pedagógica de máscaras, marionetas e expressão dramática em Arte-Terapia.
• Explorar as especificidades da intervenção com recurso à expressão dramática, máscaras e marionetas em diferentes settings institucionais e terapêuticos e com diferentes grupos populacionais.
• Experimentar e vivenciar as potencialidades criativas e terapêuticas da expressão dramática, de máscaras e marionetas.

 

 

Destinatários

 


Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

CURSO DE POESIA E ESCRITA CRIATIVA EM EDUCAÇÃO E TERAPIA – 8h ou 16 horas

 

 

“A necessidade de escrever, de colocar os nossos pensamentos no papel é como um acto involuntário, quase compulsivo que toma conta das nossas emoções… (Khanna) A escrita criativa pode trazer o equilíbrio emocional por facilitar o processo de regulação das emoções … (Lepore et al) É como se o inconsciente expressasse aquilo que tem necessidade de vir à consciência… (Vasconcellos)

 

 

Objetivos
• Promover a aquisição de conhecimentos teóricos e técnicos sobre a utilização terapêutica e pedagógica da Poesia e da Escrita em Arte-Terapia.
• Promover a reflexão sobre a poesia e a escrita criativa como meios de expressão da vivência interna e de reflexão sobre o mundo interior do indivíduo.
• Aplicar as técnicas de escrita e poesia em diferentes settings terapêuticos e pedagógicos.
• Reconhecer e vivenciar as potencialidades criativas e terapêuticas da poesia e da escrita criativa.

 

 

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

CURSO INTENSIVO DE ARTE–TERAPIA – 8h, 16h ou 24 horas

 

 

Seminários que podem ser desenvolvidos sobre os seguintes temas:
Teoria e Técnica, Expressões Criativas e Aplicações Clínicas.

 

 

Objetivos
• Promover a aquisição de conhecimentos sobre as diversas particularidades da teoria e técnica da Arte-Terapia: introdução ao Modelo Polimórfico de Arte-Terapia (SPAT).
• Identificar e conhecer as diversas particularidades do uso dos recursos expressivos e artísticos em terapia e educação.
• Promover a aquisição de conhecimentos sobre as diversas aplicações clínicas na intervenção em Arte-Terapia e em Arte-Psicoterapia, através da experiência prática dos Membros da SPAT.
• Sensibilizar os participantes para a Arte-Terapia como meio de transformação interna e acompanhamento terapêutico.

 

 

Destinatários
Profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.

 

 

WORKSHOPS DE SENSIBILIZAÇÃO À ARTE-TERAPIA – 3 horas

 

 

Os Workshops de Arte-Terapia possibilitam aos participantes uma oportunidade de vivenciarem as potencialidades do uso de diversas técnicas criativas, mediadores e recursos artísticos aplicados em Arte-Terapia e direcionados a um tema específico diversificado.
São destinados a todas as pessoas interessadas na Arte-Terapia, não necessitando de ter qualquer conhecimento específico anterior ou prática artística.

 

 

Objetivos
• Possibilitar aos interessados em saber mais sobre a Arte-Terapia, ou eventualmente em fazer formação na SPAT, uma oportunidade de vivenciarem uma experiência prática.
• Contatar e experimentar técnicas e recursos artísticos em Arte-Terapia.
• Contatar e experimentar os procedimentos terapêuticos próprios à Arte-Terapia.

 

 

MEDIADORES ARTÍSTICOS
• Contos e estórias
• Expressão Dramática
• Expressão Escrita e Poética
• Expressão Musical
• Expressão Corporal
• Expressão Plástica: Pintura, Modelagem, Recorte e Colagem, Desenho…
• Marionetas
• Máscaras

 

 

DESTINATÁRIOS
Profissionais e estudantes de diversas áreas: áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia,
Serviço Social, Educação, Medicina, Animação Sociocultural, Reabilitação Social, Gerontologia, Saúde Mental, etc.
Ou

 

Publico em geral:

 


Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos
e todos os interessados em Arte-Terapia.

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)