Formadores da SPAT

 

Os nossos formadores são certificado (CCP), sendo Arte-Psicoterapeutas, membros da SPAT, estando habilitados e creditados pelo Conselho Científico da SPAT para darem formação em Arte-Terapia.

 

CONSELHO CIENTÍFICO

– Ruy de Carvalho – Médico, e Presidente da Direção da SPAT.
– João de Azevedo e Silva – Psiquiatra, Presidente de honra da SPAT.
– Joaquim Custódio – Psiquiatra, Vice-Presidente e Coordenador da formação da SPAT.
– Susana Morgado Catarino – Psicóloga e Orientadora da formação da SPAT

 

FORMADORES HONORÁRIOS

– Gerry McNeilly – Arte-Terapeuta, Grupanalista, criador do método de Arte-Terapia Grupanalítica
– Eurico Gonçalves – Artista plástico, Crítico de arte.

 

FORMADORES

 

 Catarina Capinha

Trabalha com crianças e adolescentes, no Sistema de Proteção em contexto de Lar de Acolhimento na IPSS Fundação “O Século”. Dedica-se ainda à clínica privada em Lisboa e Cascais. Membro efetivo da Ordem Portuguesa dos Psicólogos e especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Psicologia Clínica e da Saúde.

 

Cátia Guimarães

Licenciada em Artes-Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Tem participado em exposições coletivas e individuais. Foi bolseira em residência de Verão na School of Visual Arts, Nova Iorque. Membro fundador da Associação Cultural Welcome People & Arts. Foi Arte-Terapeuta na Clínica do Parque do Hospital de Dona Estefânia em Lisboa.

 

Daniela Martins

Vice-Presidente da SPAT, Mestre em Educação Artística, Licenciada em História da Arte, Gestora de Formação da SPAT. Foi Arte-Terapeuta na Enfermaria da Psiquiatria Forense do Hospital Miguel Bombarda. Membro da Direção da Federação Portuguesa de Psicoterapia

 

Francisca Pires

Educadora de Infância, especializada na área da Educação Especial − domínio emocional e da personalidade. Intervenção como Arte-Terapeuta/Psicoterapeuta na Clínica do Parque e no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia. Grupo de Arte-Terapia com idosos no Centro Paroquial do Estoril.

 

Joana Clemente Pires

Arquiteta Paisagista. Colabora com a Associação de Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH), onde trabalhou com crianças, adolescentes e grupo adultos. Intervém como co-terapeuta com grupo de crianças em centro de acolhimento temporário. Arte-Psicoterapeuta no espaço Cruzamentes e na PSAT. Desenvolve trabalho com associações em workshops de Arte-Terapia, jardinagem/hortas terapêuticas e educação ambiental e artística.

 

Maria Paula Guerrinha

Licenciada e Pós-Graduada em Ciências Sociais. Facilitadora de vários Workshops e Cursos no domínio da Transformação Pessoal, Reabilitação Social e Arte-Terapia. Arte-Terapeuta institucional no Estabelecimento Prisional de Tires e em contextos escolares. Autora e conferencista. Consultório privado em Lisboa e Torres Vedras.

 

Marta Tagarro

Psicóloga Clínica, doutoranda em Psicologia da Educação. Docente na Escola Superior de Educação de Santarém. Professora e co-coordenadora em projectos europeus do Programa Erasmus. Conduziu um grupo de Arte-Terapia com pessoas com HIV.

 

Rita Ponte

Artista Plástica. Expondo pintura e cerâmica com alguma regularidade em Portugal, desenvolveu projetos de Arte-Terapia em vários locais, nomeadamente nos Centros de Dia do Centro Paroquial do Estoril, com idosos.

 

Ruy de Carvalho

Presidente da SPAT, Arte-Psicoterapeuta Didata, médico, conceptualizador do Modelo Polimórfico de Arte-Terapia, coordenador da formação da SPAT, Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão e Arte-Terapia e Vice-Presidente do Conselho Científico da Federação Portuguesa de Psicoterapia.

 

Vera Cruz

Licenciada em Psicologia Clínica e Mestrado em Psicossomática pelo ISPA. Exerce clínica privada em Évora e já exerceu como Psicóloga nas áreas da Toxicodependência e Alcoolismo. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos.

 

 

 

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)