Testemunhos dos Membros da SPAT

 

“Decidi estudar Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia onde encontrei um modo de comunicar o que por vezes parece incomunicável.
Para se ser feliz é preciso ser-se, para se ser é preciso comunicar, existir.
O que a Arte-Terapia nos tráz, porque a mim também me trouxe, é uma espontaneidade de nós mesmos para nós mesmos e depois para os outros. É esta “nova” comunicação que faz a diferença no estar.
Digo nova porque pouca gente a conhece, pouca gente a debate porque é aprendida numa relação de um processo e não numa lição.
É o adulto reaprender a “brincar” e a criança não perder a naturalidade de naturalmente ser.
Falar, conversar, sorrir, rir, gargalhar, perguntar, zangar, chorar sem apavorar. Só assim nós pessoas conseguimos transformar o que dói, o que pode doer muito.”

Marta Poppe

 

 

“A Arte-Terapia entrou na minha vida de surpresa, de mansinho… Foi-me encantando e arrebatou-me tomando um espaço e intensidade que eu não teria adivinhado! Possibilitou-me crescer, profissional e pessoalmente. Ganhei e ganho todos os dias maleabilidade e competências para viver a vida, enfrentar desafios e ultrapassar obstáculos. Tornou-se parte de mim. Um pouco do que sou. Tornou-me mais completa e feliz!”

Catarina Capinha

 

 

 

“Arte-Terapia, a arte de procurar uma vida satisfatória pela criatividade.

Resgatando as capacidades inatas de cada um para criar, num ambiente securizante, propicia-se a mudança de perspectiva que nos pode levar a “ver a vida com outros olhos.

A viagem ao encontro de nós próprios leva-nos à profunda mudança interna num caminho nem sempre fácil de construção, destruição, amor, raiva, culpa, compreensão, aceitação e elaboração, permitindo a resiliência com o que somos, com o mundo externo e com a vida.”

Rita Ponte

 

 

“A descoberta da Arte-Terapia ofereceu-me uma das mais enriquecedoras experiências que vivi, pela possibilidade reveladora de novos significados de mim-mesma e do mundo à minha volta. Tornou verdade a transformação pessoal e a forte consolidação de um sentido verdadeiramente criativo na vida, como suporte incontestável do saber viver.”

Sílvia Jerónimo

 

 

“Fortalece a conexão pessoal, permite estar mais próxima de mim mesma e consequentemente do outro…Confrontos pessoais são activados e limites testados. Desmoronamentos internos são dados e vazios presenciados…Mas, permite simplesmente poder sentir em mim o prazer de Ser, Estar e Viver de mão dada com a Criatividade!…

Filipa Teixeira

 

 

“Com a Arte-Terapia têm sido possível recolher as pedras do meu caminho, mesmo aquelas que um dia quis deixar abandonadas… e acreditar que com elas é mesmo possível (re)construir este castelo… que sou EU.”

Sónia Daniel

 

 

“Com a Arte-Terapia voltei a criar. Mas também a sonhar, imaginar, vivenciar, experimentar. No fundo, voltei a brincar.”

Telma Baptista

 

 

Descobri, que nas pontas dos dedos trazia a ânsia do fazer, na emoção a vontade da expressão, no pensamento a certeza de um caminho com cor.

Descobri, a Arte-Terapia que juntou a ânsia, a vontade e a certeza, de que em mim existia a capacidade criadora de ser Espontânea, de ter um potencial de Ser.

Vera Cruz

 

 

“De mão na tinta, pé no ar e voz no verso
Desafiei a tela, pintei-me no Universo.
E foi então que me vi nela por fim,
Já com o próprio Universo dentro de mim.”

Maria Figueiredo

 

 

“Arte-Terapia representa o (re)encontro comigo mesma num espaço e num tempo particular, que é tanto meu quanto partilhado. Representa um mergulho criativo num Eu já conhecido, num Eu desconhecido, num Eu por descobrir…num Eu cheio de possibilidades.”

Andreia Borges

 

 

“Quando comecei em Arte-Terapia, comecei sem fôlego num vazio de céu ou de mar que chamei de azul. Foi através da criatividade artística que tive a possibilidade de delimitar, geometrizar esse espaço disforme, em que  alguém (não mais que eu) me disse: podes respirar!”

Paula Bottas

 

 

“A Arte-Terapia, é o espelho da nosso eu, onde só nós vimos! É a forma de transformar, tudo o que é pesado em suportável!”

Célia Filipa

 

 

“Pensar a Arte-Terapia é pensar em: Ser, estar e saber.
Ser, sem medo de ser
Estar, para ver e sentir
Saber, ser e estar para CRESCER
Reconciliar
Envolver
Sonhar
Criar
Elaborar
Renascer… com ARTE”

Francisca Pires

 

 

“Com a Arte-Terapia exploro o caminho do prazer de criar e do espontâneo, reencontrando-me a cada passo.”

Helena Pinto

 

 

“Há um determinado momento na nossa vida, no caminho da nossa descoberta pessoal em que temos de colocar a mente em segundo plano e deixar fluir a linguagem das emoções, das expressões do corpo, dos estados da alma. A Arte-Terapia/Psicoterapia tem-me vindo a permitir fazer isso com a liberdade e a segurança de que necessito nessa viagem.

Estou muito grata por termos sido colocadas no caminho uma da outra.”

Joana Frada

 

 

“A Arte-Terapia tem contribuído para me sentir confortável na pele que habito..a ver-me em diferentes formas, cores, movimentos..”

Liliana Silvestre

 

 

“Através da arte, na ribeira desci a montanha, vi na transparência das aguarelas as nuances da vida, moldei as oportunidades no barro, nos vales da comunicação floresceram linguagens coloridas, descobri no grupo o suporte da árvore, cantei silêncios com os pássaros, dramatizei a vida e senti no corpo, imaginei e naveguei entre notas de música nas pautas do arco-íris, nas histórias e lendas dialoguei com criaturas dos contos, espelhei-me nas máscaras de marionetas, pintei e senti aguarelas de plasticina… na areia da praia desenhei e no mar aprendi a olhar…”

Joana Pires

 

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)