Curso de
Arte-Terapia com crianças

 

 

Objetivo

Pretende-se com este curso proporcionar a aquisição de conhecimentos genéricos sobre a Arte-Terapia, e as especificidades da sua intervenção com crianças.

 

Destinatários

Profissionais e estudantes das áreas de Ensino (Educadores de Infância e Professores) Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Educação, Medicina, Animação Cultural, etc e outros interessados em saber mais sobre a temática do Curso.

 

Estrutura 

A formação realizar-se-á em 3 dias (3.feiras), das 19h às 22h

Nº de horas por sessão: 3h

N.º de horas total: 9h

Conteúdos Programáticos

 

1. Definição de Arte-Terapia

Breve Contextualização histórica

O perfil do Arte-Terapeuta

A Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e o Modelo Polimórfico –Modelo Português de Arte-Terapia

 

2. Especificidades da Intervenção em Arte-Terapia na Infância 

Fases do Desenvolvimento da criança dos 0 aos 5 anos de idade.O desenvolvimento da criança, as expressões criar e imaginar.

Arte-Terapia com crianças – Particularidades e Potencialidadesdos mediadores no trabalho terapêutico com crianças (apresentação de caso).

Ilustração da prática de um grupo de Arte-Terapia com crianças em  contexto de Jardim de Infância.

 

3. O uso das artes no trabalho terapêutico com crianças

Workshop Vivencial de Arte-Terapia

Experiência pessoal através das artes remetendo à infância

 

Metodologia

Expositiva e Ativa – O curso desenvolve-se em duas componentes complementares: teórica e prática, segundo o qual os formandos não necessitam ter qualquer conhecimento ou habilidade na área das artes pois o que se enfoca são as aprendizagens e o vivenciado pela prática. Em Arte-Terapia não interessa tanto a obra criada mas sim o que é vivido, experienciado e partilhado. Parte-se do princípio de que os formandos terão na sua motivação vontade de crescimento pessoal e anseio por novos saberes e conhecimentos, cabendo-lhes um papel ativo quer na reflexão teórica quer no momento vivencial.

 

 

Formadoras

Teresa Vaz Socióloga,Formadora, Arte-Terapeuta e Arte-Psicoterapeuta, Membro da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia.

Desenvolveu funções de coordenação e gestão de Projetos de Intervenção Comunitária dirigidos a crianças e jovens em risco, famílias e idosos. Dinamizou Grupo de Jovens Voluntários e fez parte de equipa técnica de Gabinete de Apoio ao Jovem. Atualmente exerce prática clinica supervisionada, em Arte-Psicoterapia com crianças, jovens e adultos. E desenvolve grupos terapêuticos em Arte-Terapia, num Centro de Reabilitação Psicossocial em Lisboa, dirigido a pessoas com doença mental (Psicoses Esquizofrénicas); numa Junta de Freguesia de Lisboa, com um grupo de idosos.

 

Francisca Pires – Membro da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Arte-Psicoterapeuta, Educadora de Infância Especializada e Formadora.

Desenvolveu a atividade profissional em jardins de infância, na rede pública, particular e jardim de infância de intervenção prioritária, onde desempenhou as funções de docente do ensino regular com crianças portadoras de deficiência inseridas no grupo. Educadora de Infância na APPACDM Lisboa com um grupo de multidificiência. Docente de Educação Especial em contexto pré-escolar, 1º ciclo e Intervenção Precoce.  Arte-Terapeuta no Hospital Dona Estefânia, entre 2005 e 2008 , na Clínica do Parque, acompanhando um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos de idade. Arte-Psicoterapeuta, na mesma instituição, entre 2008 e 2009, acompanhando  individualmente uma criança com 8 anos de idade. Actualmente desenvolve a actividade profissional como formadora e Arte- Terapeuta/Psicoterapeuta

 

Certificado

Os formados terão acesso a um certificado de participação no Curso de Arte-Terapia com Crianças passado pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (desde que frequentem 90%  da formação).

 

Preço

€ 45,00/ por particiante.

 

Local

Sede da SPAT

 

 

*Esta formação potenciará o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, no sentido de despertar particularidades criativas no trabalho com crianças, com impacto na possibilidade de novas abordagens de trabalho. Para habilitar à prática de Arte-Terapia este curso precisa de ser complementado com a formação de Arte-Terapeutas da SPAT. Não inclui manual de formação.

 

 

 

 

 

 

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)