12º Curso Intensivo de Arte-Terapia

Partilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

12º Curso Intensivo de Arte-Terapia

Aparelho Criativo e Desenvolvimento

Datas: 20 e 21 de novembro

Local: online, plataforma Zoom

Horário: Sábado e domingo das 10h30 às 17h30

Duração: 11 horas

Os Cursos Intensivos de Arte-Terapia são realizados pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia há cerca de 15 anos.

Têm como intenção enfocar determinados aspetos da prática de Arte-Terapia dando a conhecê-los a profissionais da área ou a todos quantos possam ter interesse nesta técnica. Para tal os formadores são Arte-Terapeutas/ Psicoterapeutas com prática especializada e experiente nas áreas sobre as quais se vão debruçar. Deste modo, irão não só partilhar o seu conhecimento teórico assente numa formação encorpada, mas também aquele adquirido pela sua ação terapêutica diferenciada com populações específicas.

Neste curso pretende-se abordar o conceito do Aparelho Criativo, enquanto dispositivo inato implícito à mente, tendo em conta o que determina a sua operacionalidade: o suporte processual criativo inato, as dinâmicas criativas e as funções criativas. Em Arte-Terapia contribuem também para o desenvolvimento dos indivíduos em processo as funções terapêuticas da Arte e adstritas a estas as potencialidades simbólicas, comunicacionais, criativas e de concretização dos recursos técnico-artísticos. Em função do conhecimento destas referências conceptuais os Arte-Terapeutas/ Psicoterapeutas enfocam as necessidades das pessoas, de acordo com as suas especificidades de faixa etária, contexto e nosologia, e aplicam no fazer artístico recursos técnicos adstritos à Arte que permitem propiciar o descobrimento a fim da superação de défices e reforço da resiliência criativa.

Pretende-se, pois, elucidar os formandos deste curso acerca das referências conceptuais referidas atrás, colocadas em ação na prática de Arte-Terapia.

CRONOGRAMA

SÁBADO, 20 de novembro

10h30
12h00
Introdução ao Modelo Polimórfico de Arte-Terapia/ Psicoterapia: 
– Aparelho Criativo, funções terapêuticas da Arte e potencialidades dos recursos técnico-artísticos
Dr. Ruy de Carvalho
(Arte-Psicoterapeuta Didata e Médico)
12h00
13h00
Infância, criatividade e desenvolvimento em Arte-TerapiaDra. Telma Baptista
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Designer)
13h00
14h30
ALMOÇO
14h30
15h30
Arte-Terapia e desenvolvimento criativo com adolescentesDra. Paula Guerrinha
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e licenciada em Ciências Sociais)
15h30
16h30
A Criatividade e o desenvolvimento com idosos em Arte-TerapiaDra. Rita Nunes da Ponte
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Artista Plástica)
Dra. Maria Figueiredo 
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Gestora de Património/ educação artística)
16h30
17h30
A Arte-Terapia no desenvolvimento criativo de equipa de cuidadorasDra. Célia Filipa Paulo
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Socióloga)
Dra. Sónia Daniel
(Arte-Terapeuta e Assistente Social)

DOMINGO, 21 de novembro

10h30
12h00
– Introdução à formação em Arte-Terapia
– O desenvolvimento criativo de famílias
Dra. Catarina Capinha
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Psicóloga)
12h00
13h00
Pacientes adultos com perturbações somáticas e desenvolvimento criativoDra. Marta Tagarro
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Psicóloga)
13h00
14h30
ALMOÇO
14h30
15h30
A criatividade no desenvolvimento de adultos invisuais em Arte-TerapiaDra. Vanda Santos 
(Arte-Terapeuta e Socióloga)
15h30
16h30
Arte-Terapia com pacientes psicóticos de evolução prolongada e reforço criativoDra. Teresa Vaz
(Arte-Terapeuta e Socióloga)
16h30
17h30
Criatividade no tratamento de indivíduos toxicodependentes para desenvolvimento da resiliência e regulaçãoDra. Sónia de Brito Esteves
(Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta e Mestre em Teatro e Intervenção Social e Cultural)

 

DESTINATÁRIOS

Profissionais e estudantes: educadores de infância, professores, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, animadores culturais, terapeutas ocupacionais, profissionais das artes e design e outros interessados na Arte-Terapia.

Acreditação: A formação será certificada pelo Centro de Formação da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (duas ações de formação de curta duração com 5h30, cada).

OBJETIVO GERAL

Conhecer os princípios básicos inerentes à prática de Arte-Terapia aplicados a populações, contextos e situações nosológicas específicas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Identificar as componentes do Aparelho Criativo.

– Enunciar as dinâmicas e funções criativas.

– Distinguir as potencialidades dos recursos técnico-artísticos. 

– Evidenciar as características dos recursos artísticos mais eficazes com populações específicas.

– Aplicar recursos técnico-artísticos em função das suas potencialidades.

 

METODOLOGIA

– Expositiva, interrogativa e ativa

MANUAL

– Manual recomendado: Revista Arte Viva nº2, SPAT, 2012 (aquisição à parte).

 

INSCRIÇÕES

Preencher o formulário: https://forms.gle/EMLcw31tCAJPErFd6

PREÇOS:

– Destinatários em geral: 40,00€ 

– Membros da SPAT e Membros da Pin-ANDEE: 30,00€ 

 

Forma de pagamento

Transferência bancária IBAN 003501970001809983027

A inscrição só será válida após o envio de comprovativo de transferência para spat.pt@gmail.com.

 

Informações gerais

– Emite-se certificado de participação.

– Não habilita à prática da Arte-Terapia.

 

FORMADORES

Ruy de Carvalho
Médico, Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta Didata, Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT), Presidente da Direção da SPAT, Vice-Presidente do Conselho Científico da SPAT, Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão e Arte-Terapia (SIPE-AT), Presidente do Conselho Científico da Federação Portuguesa de Psicoterapias (FEPPSI), conceptualizador do Modelo Polimórfico de Arte-Terapia.

Telma Baptista
Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta, membro da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e Designer. Membro e formadora da SPAT. 
Atualmente dá consultas através do Programa Social de Arte-Terapia e facilita workshops de Arte-Terapia e criatividade. 
Fez a sua prática institucional com grupo de crianças em Centro de Acolhimento Temporário.

Paula Guerrinha
Arte-Psicoterapeuta. Arte-terapeuta institucional. Formadora certificada e conferencista. Membro efetivo da SPAT e Presidente do Conselho fiscal (http://arte-terapia.com/). Membro institucional na direção da FEPPSI (http://www.feppsi.pt/). Representante de Portugal na European Federation of Art Therapists (https://www.arttherapyfederation.eu/)
Como Arte-Psicoterapeuta e Arte-Terapeuta Institucional, Mª Paula Guerrinha, desenvolve atualmente a sua prática clínica em consultório privado (Lisboa e Torres Vedras), tendo já intervindo em contextos escolares, meios prisionais (EP Tires) e urgência psiquiátrica. 
Tem ministrado vários cursos, ações de formação e workshops no domínio do desenvolvimento pessoal, em áreas técnicas ligadas à Arte-Terapia/arte-psicoterapia e à reabilitação social e em áreas de desenvolvimentos de competências a nível organizacional. É quadro docente da formação pós-graduada da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. O seu percurso tem-lhe proporcionado ainda a participação em vários congressos e a publicação de artigos. 
Iniciou a sua atividade profissional na década de 90, na área da investigação e desenvolvimento, formação profissional e gestão de projetos internacionais. Participou como avaliadora de projetos europeus e assumiu a direção executiva de uma associação de empresas. Mais tarde, com o surgimento da indústria multimédia aprofundou conhecimentos no domínio da Criatividade, sobretudo no impacto do processo criativo nas estruturas cognitivas e emocionais. Interessou-se pela área da terapia pela arte, e decidiu evoluir nesse campo de estudos onde tem vindo a trabalhar há mais de 17 anos.
Licenciada em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Pós-graduada pelo Instituto Superior de Gestão (ISEG). Formação em Arte-Psicoterapia certificada pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT). Gestão de Equipas (Cegoc-Tea), Psicopatologia e Psicoterapia Existencialista Sartreana – ISPA. Coaching Generativo (com Robert Dilts). Comunicação Não-Violenta. Formadora certificada (CCP) e E-Formadora. 

Rita Nunes da Ponte nasceu em Lisboa em 1973. Estudou violoncelo, tendo frequentado o Conservatório Nacional. Enveredou mais tarde pela Química Aplicada (FCT-NL) antes de se dedicar integralmente à cerâmica, escultura, e pintura, áreas em que tem vindo a expor colectiva e individualmente, tendo-se formado no Ar.Co, em Almada. 
Como Arte-Terapeuta, desenvolveu projectos com crianças na Fundação O Século e com idosos na Associação Alzheimer Portugal e nos Centros de Dia de Santo António e de Nossa Senhora do Carmo, no Estoril. É Arte-Psicoterapeuta, membro efetivo da SPAT, onde dá formação e dá consultas online em português e inglês.

Célia Filipa A. Paulo, nascida em 1972, Arte-terapeuta/ arte-psicoterapeuta sob supervisão desde 2016, membro da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia (SPAT). Em 2005 licenciou-se em Sociologia pela Universidade Lusófona. Com um percurso profissional quase sempre ligado à área da saúde. Com elevado interesse por ações de cariz social e tudo o que diga respeito a problemáticas sociais e humanas.
Contactos: 914 028 740 | celiafilipapaulo@gmail.com

CUIDARTE 
 projeto de Arte Terapia Temática, modo estruturado, desenvolvido durante aproximadamente dois anos e meio, junto de um grupo de profissionais de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com Respostas Sociais de apoio à Pessoa Idosa. NOV 2016 A ABRIL 2019 

Sónia M. F. Daniel nasceu em 1981, formou-se em Arte Terapia no ano 2013, concluindo a pós-graduação em Arte Psicoterapia em 2016, pela Sociedade Portuguesa de Arte Terapia (SPAT). Licenciou-se em Serviço Social em 2005, pela FCSH da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, concluindo a pós-graduação em Psicogerontologia, pelo Departamento de Formação Permanente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em 2010. O seu percurso profissional tem sido desenvolvido essencialmente na área da Gerontologia, através da sua intervenção em diferentes Respostas Sociais (Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Residências Assistidas e Clínica de Reabilitação), em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Contatos: 936 461 333 | smferreira.daniel@gmail.com

Catarina Capinha
Criança criativa, sonhadora e aluada cresceu, assentou os pés no chão e tornou-se Psicóloga. Num resgate da criatividade pessoal encontrou a Arte Terapia. Atualmente, e já com uma experiência de mais de uma década, trabalha com crianças, adolescentes e famílias, no Sistema de Proteção em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental na IPSS Fundação “O Século”. Membro e Formadora da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia. Membro efetivo da Ordem Portuguesa de Psicólogos e especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Psicologia Clínica e da Saúde. Dedica-se ainda a clínica privada em Lisboa e Cascais.

Marta Tagarro
Psicóloga Clínica, Arte-Psicoterapeuta e doutorada em Psicologia da Educação. Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Psicoterapia.  
É docente na Escola Superior de Educação de Santarém e formadora de psicoterapeutas na Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. Exerce prática clínica privada e dinamiza regularmente atividades nas áreas social e da educação.

Vanda Santos
Arte-Terapeuta e Arte-Psicoterapeuta sob supervisão da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, licenciada em Sociologia, trabalha na área da saúde oral.
Desenvolveu a sua prática institucional com um grupo de adultos portadores de deficiência visual no Gabinete de Apoio à Deficiência Visual da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Recentemente deu início à prática clínica no âmbito do Programa Social de Arte-Terapia.  

Teresa Vaz 
Arte-Psicoterapeuta, Arte-terapeuta Institucional, membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Formadora certificada e Socióloga.
Desenvolveu grupo terapêutico em Arte-Terapia, num Centro de Reabilitação Psicossocial em Lisboa, dirigido a pessoas com doença mental. Desenvolveu grupo terapêutico em Arte-Terapia com mulheres idosas em contexto comunitário. Realizou acompanhamento de Arte-terapia individual no domicílio de Idosos [Projeto VisitARTE]. Prática clínica privada de Arte-Psicoterapia com adultos. Atualmente integra a equipa técnica do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. É Voluntária no Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém Nascido. É autora do artigo «COR(AÇÕES) NAS RU(G)AS DA ESPERANÇA – Arte-Terapia com idosos», Revista Arte Viva e coautora do livro “Conta-me o que estás a sentir – 35 atividades de arte-terapia para ajudar as crianças a lidar com as emoções”, Manuscrito Editora.

Sónia de Brito Esteves
Arte-Terapeuta/Psicoterapeuta, membro candidato, certificada e sob supervisão da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. Mestre em Comunicação Cultura e Artes: Teatro e Intervenção Social e Cultural, Pós-Graduada em Gestão de Projetos em Parceria e licenciada em Educação e Intervenção Comunitária, pela Universidade do Algarve. Trabalha como Arte-Terapeuta/ Psicoterapeuta, em consultório privado e em instituições particulares de solidariedade social. Dinamiza círculos, workshops e retiros de Arte-Terapia. Trabalha no Serviço Nacional de Saúde desde 2001 na área dos Comportamentos Aditivos e Dependências, na Unidade de Desabituação do Algarve.