Definição
A Arte Psicoterapia distingue-se como método de tratamento psíquico, integrando no contexto da ação psicoterapêutica diferenciada mediadores artísticos. Tal origina uma relação psicoterapêutica particular, assente na interação entre o sujeito (criador), o objeto de arte (criação) e o arte-terapeuta/psicoterapeuta. O recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. As características referidas facilitam a comunicação, o ensaio de relações objetais e reorganização dos objetos internos, a expressão emocional significativa, o aprofundar do conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade. Deste modo a sua aplicação visa essencialmente as mais diversas situações do foro mental em populações diversas: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O arte-psicoterapeuta optará por orientar a sua intervenção de forma a privilegiar uma ou várias das funções terapêuticas contidas na arte: criação, manifestação, gnose, esteticidade e significação. Sendo parte integrante do processo, ao arte-psicoterapeuta compete-lhe possuir uma formação própria que lhe possibilite uma compreensão abrangente e diferenciada dos processos psíquicos do paciente e dos próprios à criação, tornando significativa a sua intervenção.
A Arte-Psicoterapia possui parâmetros técnicos próprios, construídos a partir de uma experiência clínica de mais de meio século e outros comuns a outras psicoterapias, mas contextualizados à integração de artes na relação terapêutica. Possui um corpo conceptual próprio adstrito ao Aparelho Criativo Mental e ao gradiente relacional específico, onde se destaca a psicodiagénese.
Assim o arte-psicoterapeuta deve possuir um conhecimento adequado da Teoria e Técnica da Arte-Psicoterapia, consolidado através da sua Arte-Psicoterapia pessoal e da sua prática clínica.
Modelo Polimórfico de Arte-Terapia/Psicoterapia
O Modelo Polimórfico de Arte-Terapia/Psicoterapia compreende diferentes modos de intervenção com recurso à manifestação artística, com parâmetros processuais próprios.
A Arte Terapia caracteriza-se por intervenções planeadas e estruturadas previamente à sua implementação. Compreende dois modos de abordagem:
– Arte-Terapia Vivencial- Focada na utilização espontânea dos recursos técnicos artísticos.
-Arte-Terapia Temática- Caracterizada pela associação de temas aos recursos técnicos artísticos, focando e objetivando o ato criativo.
Quanto à Arte-Psicoterapia, esta pauta-se pela utilização espontânea e não planeada dos recursos técnicos artísticos e pela enfâse colocada na relação arte-psicoterapêutica. Comtemplam-se aqui dois modos de intervenção:
-Arte-Psicoterapia Intensiva- Compreende uma abordagem propícia a intervenções breves, onde a integração de mediadores e a interação intensiva com o arte-psicoterapeuta propiciam a catarse integradoras, afim da modulação psíquica.
– Arte-Psicoterapia Diagenésica- Corresponde a uma intervenção mais adequada a intervenções de longa duração, onde o arte-psicoterapeuta incentiva à criação artística espontânea, com intuito de significação e elaboração analítica, propiciadoras da reestruturação da personalidade.
- VEJA MAIS