Intervenção na Crise – A Arte de Ser Livre I – 2020

Partilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Intervenção na Crise – A Arte de Ser Livre I – 2020

AS NOSSAS PROPOSTAS:

I – ARTE DE SER LIVRE

– Estratégias Criativas de Superação:

A SPAT disponibilizou o livro/ manual online, através deste site, bem como a possibilidade de o utilizador aderir ao grupo privado de chat no Facebook, onde teve oportunidade de colocar dúvidas relativamente às atividades sugeridas, partilhar os resultados e fazer sugestões . . .

I – DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS DE SUPORTE CRIATIVO

– Círculos de Partilha Criativa:

O que foram?
Os Círculos de Partilha Criativa, uma das iniciativas do plano de resposta da SPAT em termos de apoio psicossocial remoto face à emergência COVID-19, foram fóruns vivenciais (virtuais) de partilha e inspiração criativa, onde se promoveu a entre-ajuda criativa. Os fóruns tiveram regularidade semanal e duração de 1h, onde se partilharam criações, sentimentos, afetos e ideias de como lidar com a nova realidade de cada um de um modo criativo. De uma sessão para a outra, foi lançado um desafio criativo e, posteriormente, partilhado na sessão seguinte.

Os círculos estiveram limitados a 8 participantes, gratuitos durante o primeiro período de confinamento e facilitados por uma Arte-Terapeuta da SPAT.

A quem se destinaram?
A todos aqueles em situação de crise, com vivências de medo, isolamento, desocupação, perda de expectativas ou sustentabilidade, situação de doença e luto de entes queridos ou que quisessem aceitar o desafio de tornar o isolamento social numa oportunidade para explorar a sua criatividade.

– WORKSHOPS CRIATIVOS

O que foram?
Os Workshops Criativos, outra das iniciativas do plano de resposta da SPAT em termos de apoio psicossocial remoto face à emergência COVID-19, consistiram em grupos episódicos, onde um tema em concreto é criativamente explorado.

Cada Workshop esteve limitado a 8 participantes, gratuitos durante o primeiro período de confinamento e foram dinamizados por um Arte-Terapeuta da SPAT.

A quem se destinaram?
A todos aqueles que se sentindo sós, fragilizados ou que quisessem aceitar o desafio de tornar o isolamento social numa oportunidade para explorar a sua criatividade.

WORKSHOPS CRIATIVOS:

– Rebenta a bolha em confinamento

– Emoções, ou isto, ou aquilo!

– Reconect’Art

– Minha Tribo, Meu Totem!

– Não há longe, nem distância…

– O Lugar interno, esse lugar incomum que habita em nós

– Da Fragmentação à Unidade

III – DISPONIBILIZAÇÃO DE SUPORTE INDIVIDUAL ON-LINE NA CRISE (articulação com o PSAT)

A SPAT ofereceu 3 a 5 sessões de 40 minutos gratuitas, de intervenção breve na crise com Arte-Terapia/Psicoterapia e periodicidade a definir pelo Arte-Terapeuta/Psicoterapeuta.

A quem se destinaram?
A quem se encontrasse em situação de crise, com vivências de medo, isolamento, desocupação, perda de espectativas ou sustentabilidade, situação de doença e luto de entes queridos.

A quem se encontrasse carente de uma intervenção de Arte-Terapia/Psicoterapia mais longa, por necessidades de tratamento, esta foi veiculada através dos parâmetros do programa social da SPAT (ver site https://arte-terapia.com/consultas/)