Sussurros do Passado: Reconstrução de uma narrativa

Terapia Narrativa e Arte-Terapia

 

Dia 7 de Março 2020

Das 10h às 17h

Local: ISCTE-UL

 

Ficha de inscrição

 

Destinatários:

Profissionais e estudantes: arte-terapeutas, psicoterapeutas, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, educadores de infância, professores, enfermeiros, médicos, animadores culturais, terapeutas ocupacionais, profissionais das artes e design e outros interessados na Arte-Terapia.

 

 

Objetivos:

Capacitar os participantes a vivenciarem um processo de reconstrução da narrativa pessoal através de processos artísticos. O workshop está em consonância com a abordagem da terapia narrativa relacionando-se com a forma que os participantes constroem a sua história pessoal, examinando a possibilidade de reconstruir ou recriar a narrativa pessoal de uma nova forma por meios artísticos.

 

No workshop, vamos procurar, sentir, escrever uma memória. Memória de um toque, uma cor, uma imagem, um cheiro. Contaremos a nós mesmos novamente em palavras, cores e formas. Vamos examinar o que aconteceu com a memória, observá-la, desconstruí-la e construí-la hoje de outro ângulo, uma nova narrativa.

 

 

Metodologia:

– Expositiva e ativa:

– Introdução à terapia narrativa, apresentação, conversa e perguntas.

– Parte prática onde os participantes vivenciarão processos de reconstrução da narrativa pessoal através de processos artísticos.

 

 

A terapia narrativa:

Abordagem desenvolvida por Michael White em colaboração com David Epston (1990). Esta prática inclui a posição do terapeuta como colaborador, a externalização do problema, o encontro de momentos únicos, o aumento do novo enredo e o vínculo ao passado e ao futuro, a presença de pessoas significativas como testemunhas da mudança e o uso de meios literários e metáforas. Como os terapeutas narrativos apontam, a história ou narrativa fornece a estrutura conceitual para entender o significado de nossas vidas (Etchison & Kleist, 2000).

 

A terapia narrativa vê a pessoa como diretora do relacionamento com seus problemas e é projetada a ajudar os pacientes a se verem separados dos seus problemas. Withe e Epston (1990) argumentam que, uma vez que a pessoa vê o problema como algo separado de sua identidade, se cria uma oportunidade de mudança. Essa mudança pode ser expressa em comportamento, emoção e / ou cognição. Além de resistir ou protestar contra o problema, e / ou negociar a relação com o problema de diferentes maneiras.

 

Formadora:

 

Celina Rozenblum Lefelman

Vive e trabalha em Israel. Clínica particular em Nes Tziona e Tel-Aviv, com mais de 30 anos de experiência. Arte-terapeuta e psicoterapeuta CPP – child-parent psychotherapy.

 

A necessidade de escrever “histórias de vida” começou no trabalho psicoterapêutico com crianças adotadas ou em famílias de acolhimento. A insistente busca da história, dos pais biológicos e dos irmãos, tem suas raízes na característica interrogativa existencial da adoção, já que esta é uma necessidade fisiológica da pessoa. O desafio da família adotiva é integrar o passado à história do presente para que uma narrativa unitária da história da família seja construída.

 

“Na minha experiência, em qualquer idade se pode falar, contar a história de vida da criança de uma forma benevolente e que corresponda à idade da criança (Rozenblum Lefelman 2013). É importante construir uma narrativa coerente que possa dar sentido às partes da história de vida que é desconhecida. Hoje, e a todo momento, todos nós temos a oportunidade de experienciar a reconstrução da narrativa pessoal”.

 

 

INSCRIÇÕES

ATÉ 15 DE FEVEREIRO

Destinatários em geral: 150,00€

Membros da SPAT: 140,00€

 

Ficha de inscrição

 

Formas de pagamento:

 

Transferência bancária IBAN 003501970001809983027

 

Pagamento em duas parcelas: a primeira no momento da inscrição e a segunda no dia 1 de Fevereiro de 2020.

 

A inscrição só será válida desde que envie o comprovativo de transferência para spat.pt@gmail.com.

Em caso de desistência não se faz devoluções.

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

– Emite-se certificado de participação.

– Não habilita à prática da Arte-Terapia.

 

 

Referências bibliográficas:

Rozenblum Lefelman, C. (2013): “Case study: Repeated Trauma Therapy with a Preschool Child in Foster Care”, Academic Journal of Creative Arts Therapies, 3 (2), 332-343. University of Haifa.
http://ajcat.haifa.ac.il/images/Dec%202013/Celina%20Rozenblum%20-%20Eng.pdf

Dunne, P. (2003). Narradrama: A narrative action approach with groups. In D. J. Wiener & L. K. Oxford (Eds.), Action therapy with families and groups: Using creative arts improvisation in clinical practice (pp. 229-265). Washington, DC: American Psychological Association

White, M., & Epston, D. (1990). Narrative means to therapeutic ends. New York: Norton.Etchison, M., & Kleist, D. (2000). Review of Narrative Therapy: Research and Utility. The family Journal, 8, 61-66.

 

 

 

 

Workshop

Quem está mal, muda-se!

1440 oportunidades para criar Bem-Estar, Impacto e Sucesso. Conheça as ferramentas e os recursos para enfrentar os desafios da Mudança e Trate a Vida por TU!

Dia 9 de Novembro 2019
Das 10h às 13h – 3 horas
Loca: Av. 5 de Outubro, 122, Lisboa

Ficha de inscrição

 

Porquê 1440? Porque um dia tem 24h e cada minuto é uma oportunidade para:

 

Melhorar a performance nos seus relacionamentos;

Ultrapassar obstáculos e medos;

Desconstruir bloqueios;

Aprender a gerir as suas emoções e a sua comunicação e

Realizar satisfação e poder pessoal.

 

Hoje somos constantemente bombardeados com estímulos provenientes de diversas áreas da vida e sobrecarregados com exigências. A vida é vivida de forma intensa e imediata onde o tempo é um bem precioso que se esgota demasiado depressa e nos faz sentir pressionados perante tudo o que temos para fazer. A pressão gera a necessidade da de-pressão e provoca estados de ansiedadeirritabilidade e de conflito. A desmotivação rapidamente evolui para insatisfação permanente. Adoecemos …

 

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual (Organização Mundial de Saúde).

 

O mundo atual e a nossa vida em particular requerem constantemente o desenvolvimento de competências e a aquisição de novos conhecimentos para enfrentarmos desafios quer ao nível profissional e familiar quer ao nível dos nossos relacionamentos, da nossa saúde e da nossa realização enquanto Pessoas.

 

O caminho que percorremos diariamente para uma vida Feliz, Plena e Abundante está repleto de obstáculos mas também de oportunidades. A depressão ou a ansiedade, os conflitos entre o casal, com os filhos, ou entre amigos, a insatisfação no trabalho ou na vida em geral, são claros sintomas de que não estamos a saber lidar com estes problemas de uma forma saudável e adaptada e inevitavelmente sentimo-nos doentes, esgotados, desanimados ou impotentes.

 

“Não vale a pena”, “Já tentei tudo”, “Não consigo fazer melhor”, “Não tenho sorte”, “A vida é madrasta”, “Tudo é dificil”, “Estou farta de discussões”, “Os meus dias são tristes”, “Ando sempre zangada” ou simplesmente “Sinto-me mal, não sei o que é que tenho” são frases, convicções, que fazem parte do vocabulário de muitas pessoas.

 

A Criatividade é uma ferramenta que dá respostas e contribui para a construção do nosso Bem-estar e Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

 

A Criatividade não é um dom ou talento próprio dos artistas, é uma competência e como tal pode ser desenvolvida e aperfeiçoada por cada um de nós. É um recurso para resolvermos problemas e encontrarmos soluções. A Criatividade é um processo, um caminho de fazer diferente, pensar alternativas e abrirmo-nos para novas perspectivas.

 

Se acha que não é criativo eu vou mostrar-lhe que está errado e que um dos seus pontos fortes é PODER DAR A VOLTA POR CIMA!

 

Viver em Pleno implica Criatividade e Transformação.

 

Formadora: Maria Paula Guerrinha

Licenciada e Pós-Graduada em Ciências Sociais. Facilitadora de vários Workshops e Cursos no domínio da Transformação Pessoal, Reabilitação Social e Arte-Terapia. Arte-Terapeuta institucional no Estabelecimento Prisional de Tires e em contextos escolares. Autora e conferencista. Consultório privado em Lisboa e Torres Vedras.

 

Custo

Preço único: 30,00 euros.

 

Ficha de inscrição

 

Forma de Pagamento

Efetuar transferência bancária para o Nib: 003501970001809983027

Enviar o comprovativo de transferência para o email: spat.pt@gmail.com

A inscrição só é válida mediante o envio do comprovativo.
Em caso de desistência não se efetua devoluções.

 

 

Curso Introdutório de SoulCollage®

 

Dia 07 Setembro 2019, Sábado
Das 10h às 18h
Horas de formação: 6

Lisboa – ISCTE-IUL – EDIFÍCIO 2
Inscrições até 31 de agosto

 

 

Ficha de inscrição

 

O que é SoulCollage®?

SoulCollage® é um processo de autoconhecimento através do qual é possível fazer contato com a própria intuição e criatividade, através da construção de cartões que tem um sentido pessoal profundo e que podem auxiliar na compreensão e transformação em várias questões da vida.

 

Operacionalmente, a construção de cartões de SoulCollage®, integra imagens ou fragmento delas através da linguagem expressiva da colagem. Por tratar-se de um processo de mobilização emocional muito profundo será possível fazer emergir através dessas imagens múltiplos “personagens” antes desconhecidos, dialogar com eles, e propiciar um desvelamento de conteúdos inconscientes e ampliação da compreensão sobre si.

 

Objetivo

Divulgar o método de SoulCollage®, realizando um iniciação teórica e prática.

 

Coordenadora e formadora

Angela Philippini – Arteterapeuta, Psicóloga, Doutora em Ecologia Social pelo EICOS/UFRJ, Diretora Acadêmica da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro, Diretora da Clínica POMAR de Arteterapia, Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu em Arteterapia convênio POMAR-FAVI, membro honorário da Sociedade Portuguesa de Arteterapia, autora de livros e artigos diversos em Arteterapia, organizadora e participante de eventos internacionais sobre o tema.

 

Programa

1. O que é SoulCollage®?

2. Fundamentos Teóricos

3. Aplicabilidade terapêutica: público e contexto

4. Estratégias básicas de utilização grupal e individual

 

Participantes

O curso pode ser realizado com um mínimo de 8 e o máximo de 24 participantes.
Inclui certificado de participação.

 

Horário e data

Dia 07 de setembro de 2019, sábado, das 10h as 18h. Com intervalo de 2 horas para almoço.

 

Local

ISCTE-IUL – EDIFÍCIO 2 – Lisboa
Avenida Professor Aníbal Bettencourt, Lisboa

 

Material a levar

Os participantes deverão levar 1 tesoura, 1 cola bastão e, caso tenham, suas gravuras favoritas.
Roupa confortável.

 

Informações sobre certificação

O método de SoulCollage® é registrado, assim há regras de treinamento a serem observadas. A primeira etapa a ser feita é participar de um workshop de iniciação para uma compreensão global do método, para o acesso às informações básicas, para conhecer as possibilidades e limite de atuação para os participantes deste evento realizarem atividades relacionados ao método.

 

Este treinamento inicial só pode ser ministrado por um facilitador credenciado, e a partir da conclusão desta primeira fase os participantes estarão aptos à candidatar-se a um curso de Formação específico para obterem o título de facilitadores, apresentando o certificado de conclusão da primeira etapa.

 

Aplicabilidades

O método tem como foco o trabalho em comunidade, grupal, com públicos de cronologias diversas (da infância a velhice) e com portadores (ou não) de estados disfuncionais diversos, mas também pode ser utilizado com muita produtividade por indivíduos em contexto individual.

 

Custo

Preço único: 80,00 euros.

 

Ficha de inscrição

Inscrições até 30 de Agosto

 

Forma de Pagamento

Efetuar transferência bancária para o Nib: 003501970001809983027

Enviar o comprovativo de transferência para o email: spat.pt@gmail.com

A inscrição só é válida mediante o envio do comprovativo.
Em caso de desistência não se efetua devoluções.

 

 

Referências Bibliográficas

BENETT, Anne Marie. Through the eyes of SoulCollage(r): reflections on life via the

Soulcollage® lens. Disponível em: www.soulcollage.com

FROST, Seena B. SoulCollage®: An Intuitive Collage process for individuals and

groups. Santa Cruz, CA: Editora Hanford mead pub. 2011.

_____________. SoulCollage® Evolving: An intuitive collage process for self-discovery and

community. Disponível em: : www.soulcollage.com

 

 

 

3º Congresso Internacional de Arte-Terapia

A única formação de arte-terapeutas e arte-psicoterapeutas de Portugal

Veja as imagens das nossas atividades ;)